quarta-feira, 20 de junho de 2012

Aumento do capital mínimo de responsabilidade civil

Hoje não vos falo de seguros dentários, mas sim de um outro tipo de seguro que praticamente todos acabamos por ter que ter, o seguro automóvel.

Desde o dia 1 de junho que todas as apólices de seguro de automóvel passaram obrigatoriamente a ter como capital mínimo cinco milhões de euros para danos corporais e um milhão de euros para danos materiais. 

Pela terceira vez desde a entrada em vigor da 5.ª Diretiva de Seguro Automóvel, o capital mínimo do seguro de responsabilidade civil obrigatório sofre nova atualização, mas o impacto da medida nos prémios de seguros deverá ser pouco relevante

Trata-se da terceira atualização de capitais prevista na 5.ª Diretiva de Seguro Automóvel, transposta para a legislação nacional no decreto-lei 291/2007 (as atualizações anteriores aconteceram em outubro de 2007 e dezembro de 2009), reforçando o grau de proteção dos terceiros lesados em acidentes rodoviários, mesmo que em causa esteja uma simples apólice de seguro de responsabilidade civil obrigatória. Com efeito, a medida é aplicada a todas as apólices de seguro automóvel, independentemente das coberturas que esta inclua.

Apesar de todas as seguradoras terem sido obrigadas a proceder à revisão dos capitais mínimos das suas apólices, esta deverá ser a atualização com menos impacto nas tarifas das companhias, já que o atual contexto de crise tem condicionado o poder de compra de muitas famílias e os operadores do setor segurador estão conscientes de que eventuais incrementos da tarifa poderiam levar a um sacrifício da carteira, tão pouco desejado nos tempos que correm.

Por outro lado, o ramo Automóvel continua a ser um dos mais competitivos entre os diversos operadores, que desde há vários anos têm vindo a alimentar um fenómeno de decréscimo continuado dos prémios médios praticados.

E numa altura em que os consumidores estão menos recetivos à subscrição de seguros facultativos, são, mais do que nunca, as apólices obrigatórias, como a do seguro automóvel ou do seguro de acidentes de trabalho, que alimentam o volume de negócios das companhias de seguros.

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